Por que gatos gostam de caixas?


Por que gatos gostam de caixas? 
Será que é por quê lá dentro é quentinho?
Ou lá dentro é quietinho?
Bolinho, meu gato, me mostrou que gatos gostam mesmo de caixas.
O problema é que Bolinho não pode me falar o motivo.
(Acho que todos os bichos deveriam falar com a gente. Seria mais fácil...)
Bom, li que gatos gostam de caixas porque nelas eles se sentem mais seguros.
Faz sentido. Tudo fechadinho. Ninguém pode ver lá dentro. Quentinho e quietinho.
O artigo falava que gatos que não foram acostumados em casa gostam ainda mais de caixas. 
Faz sentido outra vez. 
Bolinho gosta de caixas. Bolinho foi abandonado, ainda filhotinho, para morrer na rua.
Ele me adotou e, hoje, ele tem casa e carinho. 
Mas ainda guarda a mania de se enfiar em toda caixa que aparece.
Na caixinha, ele tem mais segurança e dorme tranquilo.
E isso me faz pensar que nós, humanos, também gostamos de caixas. 
Gostamos de segurança.
Mas nossa caixa não é aquela de papelão. 
Pode ser a casa, o quarto, um abraço, o pensamento, a solidão.
Gostamos de nossas caixas e nelas somos reis e rainhas. 
Esquecemos tristezas, inseguranças, dificuldades, medos.
Cada um sabe o que colocar dentro de sua caixa e o que jogar fora. 
Quem deixar entrar e quem deve sair.
Aliás, você deixaria alguém entrar em sua caixa? 
Pense bem, pode ficar apertado lá dentro.
Cada um sabe quando entrar em sua caixa.
Mas o importante mesmo é saber quando sair.

Na foto, Bolinho em sua caixa. Ele entrou, deitou, fez pose e dormiu. 
Bolinho está feliz. Está seguro.


Marina Messias


Nenhum comentário:

Postar um comentário