Esses diálogos: Autoestima

- Ei...
- Que foi?
- Um milhão pelos seus pensamentos.
- Ah, eles não valem tanto!
- Pra mim valem sim... Tudo o que vem de você vale muito.
- Ah, tá!... Você fala isso só pra levantar o meu astral. Na verdade eu não valho tanto assim, nem pra você, e nem pra ninguém.
- Nossa, mas você tá realmente pra baixo hoje... Se quiser desabafar...
- Deixa pra lá! Eu não quero te atormentar com os meus problemas. São meus, e sou eu quem deve resolvê-los.
- Sim, são seus problemas, e nem é minha intenção resolve-los pra você. É que uma vez eu ouvi dizerem que duas cabeças pensam melhor que uma. Só acho que posso ser essa segunda cabeça que vem pra clarear as suas ideias.
- Ah, minha vida é horrível. Eu só erro. Ninguém me elogia. Só levo pedradas em tudo o que faço ou digo. Eu tô com medo de ser um fracasso total, de não conseguir ser quem eu tanto sonhei.
- Ué, mas a primeira pessoa que está te esculachando é você! Olha bem como você se definiu. Você usa de palavras duras pra se enxergar. Como você quer que as pessoas te respeitem se não trata de ser a primeira pessoa a fazer isso?
- É que eu cansei de dar cabeçadas na vida. Eu só queria fazer bem alguma coisa, mas tudo o que eu recebo é não, não, não! É duro, sabia?
- Eu entendo. Mas mudar isso só depende de você.
- Ah, é... Escuta aqui, se dependesse só de mim, meus sonhos já estariam realizados, ok! Não preciso das palavras de um livro de autoajuda...
- Será que não? O que será que acontece se você resolver impor uma visão mais otimista quando você falar de si?
- Ilusão... Só isso...
- Olha, eu não sou ninguém pra te pedir algo. Mas, se tudo o que eu to te falando aqui fizer sentido, quero que você me prometa que vai tentar.
- Mas, e se der errado?
- Se der errado, você não vai perder nada, já que não tem estima por você. Eu sei que estou sendo duro, mas é que eu preciso dizer isso. Você não gosta de si, e se não der certo, apenas você vai continuar não gostando de si. Mas, se der certo, sua vida vai mudar completamente, porque aí sim você vai conseguir ser quem sempre sonhou.
- Em resumo...
- Em resumo, você não tem nada a perder.
- Você faz as coisas parecerem mais fáceis do que elas são. A vida não é assim tão simples. Se eu não conseguir, eu me mato.
- Se você continuar nesse caminho que está, também vai ter esse fim.
- Ai... Nossa...
- Desculpa... Peguei pesado demais.
- Não... Acho que você pode ter razão.
- Sério? Então tenta. Por favor? Eu te ajudo.
- Ok, ok! Eu vou tentar. Mas sozinha eu não vou conseguir vencer meu medo. Você me ajuda mesmo?
- Soldado de prontidão pra entrar no combate.
- heheheheh...
- Olha, que legal, consegui arrancar um sorriso desse rosto lindo.
- Nem tão lindo assim...
- Você me prometeu! Comece agora?!
- Táá... Desculpa. Meu rosto, também, não é tão feio assim.
- Assim que eu gosto...
- Você faz isso com todo mundo?
- Não... Só com quem eu tô amando...

4 comentários:

  1. Nós somos quem acreditamos e determinamos ser. Simples.

    ResponderExcluir
  2. Nada é melhor quando encontramos pessoas positivas que nos fazem enxergar aquilo que somos e não que fantasiamos ser. Sempre que posso, faço de tudo para levantar a auto estima da pessoa que está ao meu lado, além de fazer um bem a ela, me deixa satisfeita em saber que posso levar uma palavra que talvez esteja precisando ouvir naquele momento!!

    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Uma vez um amigo fez algo assim por mim...

    Me tirou da pior.
    Mas, isso não quer dizer que eu mesmo estava me colocando pra baixo.
    Até porque minha auto-estima é elevada até de mais pra me auto-humilhar. Se é que eu me fiz entender.

    Excelente texto. Como sempre.

    Abraço

    Gustavo Dias

    ResponderExcluir
  4. " bom.. meu rosto não é tão feio assim."

    Obrigada.
    Mesmo que não faça sentido, mesmo que você não me ame/ rs, mas me ajudou.

    Texto lindo.

    ResponderExcluir