Quando você falar da amizade

Quando você for falar da amizade, tenha em mente que não está falando de um sentimento qualquer. Não se diz ser amigo de alguém de modo leviano, sem querer, sem que isso realmente exista, porque este é um dos poucos sentimentos que os insensíveis jamais entenderão. Nasce como o amor, no mesmo coração, mas é livre, pois o amor tece uma delicada relação de dependência com a paixão, que o torna perigoso e sofrível. A amizade não. Com ela podemos voar, pois o terreno é firme, sólido mesmo, pois amigos são capazes de aguentar a ausência por um tempo. Os enamorados precisam da presença física do outro quase que diariamente. Do amor nasce o ciúme. A amizade nem sabe o que isso significa.
Quando você for falar da amizade, lembre-se sempre que suas palavras têm poder e causam efeito em quem as ouve. Assim como quando se amaldiçoa alguém se produz sentimento ruim, quando dizemos que temos um amigo, até a alma fica mais leve. E mesmo nos que não lhe ouvem neste exato momento serão atingidos pelo alcance dos seus sentimentos. Porque não se fala de amizade sem sentir a amizade, e não se lembra dos amigos sem de alguma forma tocá-los, ainda que de você eles estejam distantes. Seu amigo pode ser o mais estudado de todos, ou aquele que das coisas que se estudam não entende nada. Ainda assim é seu amigo, e por você tem um sentimento recíproco. É como diria o Pequeno Príncipe, pois somos mesmo eternamente responsáveis por aquilo que cativamos.
Quando você fora falar da amizade, fique certo que amigos não são aquelas pessoas que te dão tapinhas nas costas o tempo todo, tampouco os que só fazem te elogiar. Amigo verdadeiro, sincero, daqueles que sabemos poder contar em todos os momentos, é aquele que também lhe puxa as orelhas ao te ver tomar um caminho errado. É aquele que às vezes precisa brigar com você para te fazer compreender que suas ações não estão certas. É aquele que também precisa dos seus conselhos, mesmo que não te peça. É quem se dá a você sem querer nada em troca, porque sabe que também não precisa pedir nada de você, pois se estiver em algum momento complicado, sabe que você fará o mesmo, sem perguntas, sem pedidos. Os falsos amigos, na primeira adversidade, ou mesmo quando sua presença não for mais necessária, lhe virarão as costas. São os primeiro que te criticarão sem ao menos te ouvir.
Quando você falar da amizade, não se esqueça que nossos amigos não são somente os humanos. Também existem aqueles que dão toda uma vida não apenas para te proteger, mas para te acompanhar, te alegrar, e até mesmo, se pudessem chorariam contigo. Lembre-se do seu animal de estimação. O ser que nunca vai se furtar a estar ao lado daquele que ele não enxerga como dono, mas como parceiro de vida, pras horas boas e pras ruins também. O amigo que talvez mais entenda seus acessos de raiva. É aquele que sabe quando você está disposto, e quando precisa de ânimo. É aquele que sabe calar seus sons, sejam eles quais forem, quando apenas a presença é o suficiente para te ajudar a curar uma ferida que se abriu no seu coração. É quem está do seu lado não porque talvez não possa fugir, mas porque gosta da sua companhia, assim como sente que você gosta da dele.
Quando você falar de amizade, olhe também para toda a natureza. Veja que aí está a maior amiga que você possui. É aquela de onde você tira seu sustento diário. É aquela que não apenas te alimenta, mas que também te enche de energia. É aquela que te mostra a harmonia das coisas, mesmo quando insistem em maltratá-la. É essa natureza que te dá todo dia a vida, seja no puro ar, seja na límpida água, seja na saudável comida. É aquela que se doa ao máximo para manter alguma qualidade de vida para os que moram nas grandes cidades, cujos rios, ar e alimentos são diariamente e insistentemente estragados. Veja, não fosse pela natureza, seus elementos e sua energia, você provavelmente ao teria mais condição de estar aqui lendo tudo isso. Ela é sua amiga. Mesmo que você a maltrate. Mesmo que nem saiba que está fazendo isso.
Enfim, quando você falar da amizade, tenha a certeza que está falando de um sentimento muito poderoso. Saiba de tudo que implica dizer-se amigo. Veja o tamanho da felicidade que você desperta em alguém quando lhe conta isso. Entenda que não dá para dizer nada disso da boca pra fora. Compreenda que, ainda que diferente e mais livre que o amor, a amizade é uma das formas do próprio amor. Quando você falar da amizade, sinta-a dentro de si mesmo também, pois quando você é amigo, de verdade, você ama, e certamente, você é amado também.

4 comentários:

  1. Obrigada Leonardo!
    Fiquei surpresa e claro, muito feliz com o primeiro lugar no concurso!
    E ainda, como você lembrou, a poesia é a mesma que escolhida para abrir o ano por aqui.Ela anda me dando notícias boas...

    Obrigada mais uma vez.
    Mayara Almeida.

    ResponderExcluir
  2. Amizade é um sentimento que poucas pessoas sabem o seu verdadeiro significado. É difícil achar uma amizade sincera, sem interesses. Mas quando a encontramos fazemos de tudo para ela está sempre pertinho de nós, retribuindo da melhor maneira possível...

    Parabéns!!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Se a amizade, assim como o amor, não fosse tão "banalizada" hoje em dia, teríamos um mundo com pessoas melhores - que sabem o que dizem, e que dizem quando é necessário. Fantástico, adorei. Parabéns.

    ResponderExcluir
  4. "Enfim, quando você falar da amizade, tenha a certeza que está falando de um sentimento muito poderoso."

    Não tenha dúvidas. Se há algo de bom que o ser humano (e não só o ser humano) consegue dar, é a amizade. Na verdade, nem é dada. Ela sai de você e vai para tal pessoa. É natural.

    ResponderExcluir