Livro em Cena: "Índole"

Cada novo “Livro em Cena” é sempre um grande prazer pra mim. Chegar ao 1º aniversário dessa seção é motivo de muita comemoração, já que as coisas passam pela nossa vida de modo tão efêmero nos dias de hoje, e delas apreendemos poucos resquícios. Se algo dura tanto é porque tem alguma qualidade. E o termômetro é cada um de vocês que lêem o Literatura Exposta, e me dão um feedback muito animador. É pra vocês e por vocês que procuro escrever melhor a cada novo conto, cada nova crônica, cada poesia... Eu gosto disso. Lembro-me da Lúcia Zaidan me dando dicas no primeiro roteiro que coloquei aqui. Tão legal. Acho que melhorei um pouco de lá pra cá.
Hoje o escolhido pro especial de aniversário dessa seção é Índole, do Kito Mello. Ele é autor-roteirista, e teve uma formação diversa da comum, assim como a minha, que em nada tem haver com o gosto e o fascínio por criar esses universos fantásticos que tento levar a vocês por aqui. Neste livro, Kito Mello propõe uma animosa discussão sobre se o meio é capaz de moldar a índole de uma pessoa. Márcio cresceu num ambiente muito conturbado, com pais que estavam preocupados muito mais com o próprio bem-estar, e não tinham tempo para dedicar a ele e à irmã, Bia. Se isso é capaz de transformá-lo ou não em alguém de caráter duvidoso, vocês só vão saber lendo o livro, que vale a pena contar da biblioteca particular de todos. 
Boa leitura!

*****
CENA: LANCHONETE DA ESQUINA / MANHÃ / INTERNA E EXTERNA 

Márcio está saindo da livraria. 
Do lado de fora, olha para os livros na vitrine. 
Ao se virar, esbarra no Dr. Célio. 

Márcio: Dr. Célio! 
Dr. Célio: Márcio! Por onde você anda, rapaz! Estou tentando entrar em contato com você e não consigo. 
Márcio: Estava internado. 
Dr. Célio: Como assim? 
Márcio: É isso mesmo. Estava internado numa clínica psiquiátrica aqui perto. 
Dr. Célio: Mas o que houve? 
Márcio: Tentei me matar, doutor. A Pressão na minha cabeça estava muito forte e acabei descontrolando. 

Márcio abaixa a cabeça. 
Dr. Célio olha para Márcio. 

Dr. Célio: Vamos tomar um café ali na esquina pra você me contar essa história direito. 
Márcio: Mas você não está com pressa? Vai me atender sem que eu tenha agendado? Olha, não quero atrapalhar. 
Dr. Célio: Marcio, meu filho, eu gosto muito de você, e acredito na sua inocência. E não me esqueço, também, da recomendação do Alexandre ao seu respeito. 

Márcio sorri. 
Os dois entram na lanchonete. 

Dr. Célio: A Bia já havia me falado do processo que você está enfrentando. E Alexandre foi categórico ao pedir que eu cuidasse com carinho de você. 

Márcio fica desconcertado. 
Dr. Célio chama o balconista. 

Dr. Célio: Por favor, amigo, sirva-me dois cafezinhos? 
Márcio: Dr. Célio, o senhor se incomodaria de me pagar um pão com manteiga? 
Dr. Célio: O que é isso, Márcio! Você não se alimentou ainda? 
Márcio: Não, e não tenho nenhum tostão furado comigo. 
Dr. Célio: Fique tranquilo. Peça o que quiser, e depois vamos para o meu escritório. 
Márcio: Não posso agora. Tenho que conversar com meu médico. Eu fugi da clínica. 
Dr. Célio: Rapaz, você gosta mesmo de uma aventura, não é? Jack Bauer nem chega aos seus pés. 

Os dois riem. 

Márcio: Antes fosse um thriller de ação, doutor. Mas isso está parecendo mais um filme de terror que não acaba nunca. 
Dr. Célio: Você está vivendo maus bocados desde que tentou o suicídio, não é? 
Márcio: Sim, Doutor. E agora estou aqui, fugindo o tempo inteiro. Tenho medo de ambulâncias. Sempre acho que são os enfermeiros que estão atrás de mim... 
Dr. Célio: É, não é bom viver assim. 
Márcio: Se vejo um carro da polícia, penso que vão me levar de volta pra aquele inferno... 
Dr. Célio: Mas eles nem podem. Você está respondendo o processo em liberdade. 
Márcio: Pois é... E se vejo alguém mal encarado, penso ser da gangue do “Nêgo Lindo”, querendo vingança pela minha audácia. 

Os dois ficam em silêncio. 

Dr. Célio: Você quer que eu vá contigo ao médico? 
Márcio: Não precisa. 
Dr. Célio: O que espera que ele faça? 
Márcio: Que entre em contato com a clínica e diga que me deu alta, que estou sob os cuidados dele. 
Dr. Célio: Acha que ele fará isso? 
Márcio: Se ele se convencer que eu não estou louco, sim. 
Dr. Célio: E você está louco? 
Márcio: Não tenho certeza. 

Os dois riem. 

Dr. Célio: Eu vou com você. Quem sabe isso não ajuda no diagnóstico dele. 
Márcio: Das duas uma. Ou ele manda me soltar, ou acaba mandando nos prender. 

Eles riem muito, novamente. 
Dr. Célio abraça Márcio

Dr. Célio: Eu acredito em você, rapaz. O que você fez pelo meu filho na adolescência me da a certeza de que você pode até ser louco, mas é um cara de caráter. E eu respeito homens de caráter. 
Márcio: Obrigado, doutor. É bom saber que não estou sozinho. 
Dr. Célio: Mas você não está sozinho. Onde está sua família? 
Márcio: Que família, doutor? 
Dr. Célio: Como, que família? A sua, oras. Onde estão seus pais, sua irmã, esposa e filhos? 
Márcio: Estou sozinho, doutor. Meus pais não acreditam na minha inocência. Minha mãe disse que eu tinha que ter roubado mais pra justificar minha prisão. Meu pai pagou a fiança... E me cobrou uma semana depois, dizendo que o dinheiro pertencia à sogra dele. 
Dr. Célio: Mas ele não tem ações e imóveis? 
Márcio: Pois é... Mas disse que o dinheiro foi emprestado pela sogra. Eu tive que vender meu carro e pagá-lo. 
Dr. Célio: Mas, e a Bia? 
Márcio: Bia é uma pessoa boa, doutor. Mas é muito influenciada pela minha mãe. Perdeu a juventude cuidando dela e se tornou uma pessoa amarga. 
Dr. Célio: Já havia percebido. Por isso achei melhor me afastar. 
Márcio: Sinto muito por ela. Gostaria de protegê-la, mas não há nada que eu possa fazer se ela não me deixa fazê-lo. 
Dr. Célio: Mas e sua mulher? Seus filhos? 
Márcio: Minha mulher optou pelo emprego. Quer a separação porque acha que, unida a mim, posso impedir sua ascensão profissional na empresa. 
Dr. Célio: Sério? 
Márcio: Sim. Marcela se tornou a minha maior inimiga, mesmo sabendo da minha inocência. 
Dr. Célio: E as crianças? 
Márcio: Michel é muito pequeno e de personalidade mais fraca. Acabou engolido pela mãe, que o explora emocionalmente. Gabriel, bem, esse é igualzinho a mim, doutor. É minha paixão. Mas não posso vê-lo normalmente. A mãe não cumpre o acordo judicial e está sempre se mudando ou viajando para que eu não os veja. 
Dr. Célio: Se eu não conhecesse você, poderia jurar que isso é uma história de ficção. 
Márcio: Minha vida daria um bom filme, ou, quem sabe, uma novela. Poderia ao menos ganhar dinheiro com minha tragédia pessoal. 
Dr. Célio: Vamos resolver esses problemas, ok? 
Márcio: Tomara... 
Dr. Célio: Agora vamos ao seu médico. 

Dr. Célio paga a conta da lanchonete. 
Os dois se abraçam. 
Os dois saem rumo ao consultório do médico.

30 comentários:

  1. Parabéns, Léo!

    Esta pra mim é a melhor cena, pois mostra todo o abismo em que Márcio se encontra. Esta personagem ainda me emociona muito, quando olho para os lados, na rua, sempre vejo Marcio caminhando, seja em um homem abatido, seja em um homem altivo. Márcio experimentou tudo na vida, com uma intensidade às vezes desumana.

    Feliz aniversário ao Literatura em Cena. Sucesso na sua empreitada.

    Um forte abraço.

    KIto Mello

    ResponderExcluir
  2. Primeiramente, gostaria de parabenizar pelo primeiro aniversário do "Livro em Cena". E a escolha da cena para a comemoração não poderia ter sido mais acertada: Kito merece.

    Quanto à sequência escolhida para a cena, também foi um gol de placa, pois apresenta o drama central e os principais personagens e dá ao leitor a perfeita atmosfera da trama, recheada de suspense e drama pessoal. Daria um ótimo thriller!

    Parabéns aos dois! Sucesso.

    ResponderExcluir
  3. Li esse livro assim que foi lançado na bienal de SP. Realmente, como dizze o advogado, Jack Bauer perde longe para Márcio, a diferença é que no seriado, a impressão que temos é que tudo aquilo não é verdade e em Índole, parece tudo real.

    Parabéns para este blog, não o conhecia, gostei muito de ler outras cenas de outros livros.

    Abs.

    Guilherme Trigueiro

    ResponderExcluir
  4. Adorei a cena, Leonardo! Em especial o final dela. Não cheguei a ler o livro, mas pretendo fazê-lo muito em breve; este post me deixou bem animada. :)
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  5. O meio mascara, molda e até muda o comportamento do ser humano, mas não altera sua índole. A simbologia Bíblica para Jó serve para demonstrar que, mesmo diante das dificuldades mais atrozes, o homem de BOA índole não se corrompe jamais... Não que eu concorde 100% com isso (nem pretendo ser testada em meus limites)! rsrs... SAUDAÇÕES RUBRO NEGRAS!!!

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. O fato é que o tema do livro (índole) é polêmico e nós, escritores e comentadores, ADORAMOS uma polêmica... Parabéns, Kito! Parabéns, Leo!

    ResponderExcluir
  8. EM primeiro, lugar, Parabéns, Leonardo, pelo primeiro aniversário do "Livro em Cena".

    Quanto a cena, quer dizer que gostei muito, pois acerta em cheio ao demonstrar os conflitos que narram a história.

    Ainda estou lendo o livro, e posso assegurar que estou gostando muito.

    Portanto, parabéns Kito pelo livro e, Parabéns à vocÊ, Leonardo, pela sensibilidade de captar a essÊncia da obra através de uma cena.

    Abraços e Sucesso sempre!

    Paulo Sacaldassy
    http://psacaldassy.wordpress.com
    "As aventuras de Helena"

    ResponderExcluir
  9. Parabéns pelo 1º aniversário do Livro em cena, passou tão rápido, né!Lembro-me como se fosse hoje da primeira cena que você criou, estava com medo do pessoal não gostar, lembra? Pois eu lembro perfeitamente!!! Esse medo só fez com que melhorasse cada vez mais, começou timido e hoje está digno de um grande escritor!!!

    Está de parabéns!!! Bjs

    ResponderExcluir
  10. Parabéns Leonardo, pelo aniversário do "Livro em Cena". Ainda nao conhecia o blog e adorei.
    Quanto ao livro Índole, ja li e estou relendo porque encontrei detalhes fascinantes "nessa viagem" ao universo de Márcio!

    ResponderExcluir
  11. Olá Kito Mello, bom dia!

    Como sua agente literária e fã, sou super suspeita a falar sobre sua obra, mas posso afirmar que por unanimidade sua obra foi aprovada por aqui, não pela apenas sua excelente capacidade de criar, mas pela ousadia de expor em ficção a realidade que nos transporta a uma profunda reflexão sobre o bem e o mal existente em cada um de nós e o caminho da escolha do qual devemos deixar fluir e nos guiar.

    Parabéns pela excelente obra, queremos mais e mais, rss.
    Diana Lima e equipe da Agência
    diana.agenteliteraria@gmail.com

    ResponderExcluir
  12. Márcio é como um irmão, uma pessoa comum que guarda a capinha de super-herói nas entranhas, enfrentando situações insólitas, tais como as que muitos de nós enfrentam no silêncio, sem notoriedade. A capacidade do ser humano de se equilibrar na corda bamba que liga os valores da sociedade às necessidades de sobrevivência emocional chegam a assustar. Quem seria capaz de identificar certo e errado, quando a fibra moral se forja nesse eterno balanço de acertos e erros? Vida é assim, desarrumada, imprevisível, louca e nessa perspectiva, quem aguenta seguir roteiros morais? Crime perfeito comete a Vida com cada um de nós quando exige além do que nossas forças aguentam.
    O trexo selecionado instiga a curiosidade e revela a questão central do livro.
    Parabéns ao site pela iniciativa. Sucesso ao idealizador e ao autor, amigo tão querido!
    Thais

    ResponderExcluir
  13. Então bonita este blogue parece bem estruturado.........bom estilo:)
    Gostei muito faz mais posts deste modo !

    ResponderExcluir
  14. Desde as primeiras paginas de ÍNDOLE me senti sugado por um torvelinho de emoções... e... uma necessidade premente de chegar ao final, e poder colocar em escaninhos distintos estas sensações: me identifiquei com... parece fulano... já senti... fulano reagiu igualmente...
    O anseio em pouquíssimo tempo foi satisfeito, -não dava para parar de ler- só ai reconheci a plenitude do velho jargão “respirei aliviado”, com o pulmão pleno de ar, pela primeira vez desde o inicio da leitura, acompanhei Marcio e demais personagens pela pagina final (?)
    Estou relendo, tentando reprimir novo anseio... me questionando: ...os escaninhos foram devidamente preenchidos... se (?) não sou eu... poderia ser fulano retratado... vou reavaliar, porém de uma coisa tenho certeza... MARCIO poderia ser qualquer um de nós, até mesmo... você...
    Kito – PARABENS ! Grato por esta riqueza –intensidade- de sensações.
    Leo-e-equipe Livro em Cena parabéns! Votos de muita força para que mantenham este trabalho.
    j henrique leme

    ResponderExcluir
  15. Parabéns, kito! Realmente quando nos deparamos com essa cena vemos que todos nós estamos sujeitos a passar por acontecimentos que jamais imaginariamos, mas quando temos uma indole e não compactuamos com as coisas que estão por ai a fora, em que a finalidade é só se dar bem sem ver que mts vezes ser perceber prejudicamos quem mais amamos. Então devemos sempre nos vigiar para sermos sempre autenticos ,e sempre sabermos que a nossa essência sempre vai prevalecer. Um bj. Norma.

    ResponderExcluir
  16. Kito,

    Primeiro gostaria de parabenizá-lo pelo livro. Ainda não pude ler, mas vou lê-lo em breve... Sobre a cena postada, senti emoção, histórias reais e conflitos fortes.
    Márcio é um personagem completo, rico em elementos humanistas, bem contruído, que por vezes, me fez imaginá-lo como personagem central de um instigante thriller.
    Enfim estou bem curioso para ler Índole!
    Desejo muito sucesso e grandes conquistas...
    Rafa !

    ResponderExcluir
  17. Kito, continuo na torcida, acreditando na sua vitória, pois o livro é muito bom. Prende a atenção do leitor do início ao fim. Márcio é um personagem rico, intenso. Valeu por toda emoção que me foi passada. Parabéns!!! Bjs!

    ResponderExcluir
  18. Bom sou suspeita para colocar qualquer comentario pois conheço bem a capacidade literaria do Má ( Kito) e sei o quanto ele e capaz, quanto ao livro, e como o Henrique colocou, e ja tive oportunidade de ler um outro livro em um outro momento da vida do autor, e posso garantir....os proximos serao otimos mais e mais....amo vc viu...Sucesso sempre...
    Lu

    ResponderExcluir
  19. Este livro merece ser transformado em um longametragem .....é muito bom.....Temos um novo grande escritor.....parabéns Kito...grande abraço carinhoso.Clarisse Gofman

    ResponderExcluir
  20. os personagens estão bem construídos. Senti aquela pitada de humor, sorri entre os dentes.
    Adorei de fato pois sei como é difícil construir personagens densos sem serem enfadonhos . Parabéns Kito.

    ResponderExcluir
  21. Trama envolvente, personagens intensos. Senti um gostinho de quero mais... Parabéns Kito!!

    ResponderExcluir
  22. Cara...muitooo bom....Ainda não lí o livro, mas depois dessa cena estou muito curioso p ler o livro todo. Leitura deliciosa, deixa com gostinho de quero mais.
    Esa história com certeza daria um excelente longa-metragem, ou uma novela, ou seriado de TV.
    Parabéns Kito, uma história q nos prende até o final, um tema interessantíssimo, e um personagem forte. Márcio é apenas um personagem, mas poderia ser vc!
    Grande abraço, e muito sucesso... sempre !!!

    ResponderExcluir
  23. Parabéns aos dois...Gosto muito da maneira como Kito escreve, tive a oportunidade de ler este e outros projetos e gostei muito.Kito escreve simples, claro, direto e com muita emoção,nos leva ao seu mundo e sentimos como se a cena estivesse aqui. PARABÉNS.
    AMIGA RO

    ResponderExcluir
  24. Antes de mais nada, parabenizo o Blog pelo seu aniversário e tenho certeza que muitos outros virão.

    Li o lívro e entendo que a escolha desta cena representa com exatidão, o quanto este personagem é instigante, intenso e ao mesmo tempo polêmico, pois o tempo todo, avança em alguns momentos e em outros, consegue frear seu instinto por causa das informações recebidas para a formação ou deformação do seu caráter.

    Ao terminar a leitura, me emocionei, não só pela história de Márcio, suas aventuras e ações, mas principalmente pelo encontro de um amor que a vida lhe ofereceu e que ele soube aproveitar em decorrência de sua índole, fazendo toda a diferença para continuar sua caminhada até o fim dos seus dias.

    Sheila Goldembreg

    ResponderExcluir
  25. Quero agradecer a todos que estão vindo aqui para deixar seus comentários, fazendo de Índole, no "Livro em Cena" e no Blog Literatura Exposta, um campeão de audiência.

    Muito obrigado Leo, amigos e leitores. De coração. Kito Mello.

    ResponderExcluir
  26. A cena nos dá uma noção perfeita do conflito em que vive o protagonista da sua história. Muito legal. Estou super enrolada com o trabalho, mas assim que tiver tempo para ler o livro todo, te dou um feedback. Parabéns pelo sucesso.

    ResponderExcluir
  27. Prezados amigos, leitores e seguidores deste fantástico Blog,

    quem quiser me seguir no twitter: @kitomello quem quiser seguir Índole: @livrokito

    Quando Índole tiver 200 seguidores sortearemos um livro autografado.

    Aqui tb sortearei um livro autografado na segunda-feira para os que comentaram sobre a cena escolhida pelo Leonardo.

    Cada conquista de Índole, deve-se exclusivamente ao carinho de vcs.

    Um abraço.

    Kito Mello.

    ResponderExcluir
  28. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  29. Atenção para o resultado do sorteio entre os que comentaram sobre Índole, no blog Literatura Exposta: Karen de Sagebin 24/02/2011 às 00:13

    Ainda falta sortear um exemplar para os seguidores de @livrokito no Twitter. Vamos lá pessoal, convidem os amigos. Só faltam 149 seguidores.

    Abs.
    Kito Mello

    ResponderExcluir